Palestra sobre importância do serviço público abre Workshop em Urgência
“Quem procura um serviço médico é quem precisa porque está doente. E cabe ao profissional, que deve estar preparado, atender da melhor forma possível para que o paciente receba um serviço de qualidade e humanizado”. Com esta orientação o diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade, Adriano Gonçalves, abriu, na manhã desta segunda-feira, 15, o I Workshop em Urgência e Emergência promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O evento direcionado aos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), técnicos e enfermeiros da rede municipal de saúde e aos concursados aprovados recentemente que passam a integrar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação prossegue até sexta-feira 19, no auditório da própria Secretaria na Avenida Amélia Amado, 5.
Na abertura, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Fátima Santa Fé Borges, falou aos participantes sobre o serviço público e o papel de cada um em suas áreas de atuação. “O serviço público tem um estigma de que pode ser feito de qualquer jeito. Não é isso. O profissional comprometido e qualificado sabe a importância do seu papel e vai se esforçar para dar o melhor de si. Saberá acolher, ouvir e sentir e com isso atender a necessidade do outro”, afirmou.
Em seguida a coordenadora fez uma dinâmica de grupo ao som de uma canção que fala justamente das necessidades básicas de uma pessoa que precisa dos serviços de outros, especialmente na relação paciente/profissional de saúde.
Dione Glaura, uma das socorristas do SAMU-192, destacou a importância de um treinamento intensivo como o que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde tanto para servidores veteranos quanto para os que estão chegando agora no serviço público pela importância que uma unidade móvel de emergência tem na comunidade.
“O SAMU-192 é um serviço diferenciado que lida diariamente com vidas e muitas delas em situação de risco. É preciso que o profissional esteja preparado, pois, é isto o que vai garantir a boa qualidade do atendimento”, declarou Glaura. Atualmente a unidade de Itabuna conta com 84 funcionários.
Entre eles estão o médico-regulador, que atende e avalia o grau de necessidade de uma chamada de emergência, e o intervencionista, aquele que atua dentro da ambulância e sabe tomar as providencias necessárias para o socorro às vitimas em quaisquer situações.
Até o meio-dia de sexta feira será realizada uma série de palestras com temas variados a serem proferidas por especialistas em urgência e emergência. No último dia, à tarde, o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, vai acompanhar uma aula prática no centro da cidade. O treinamento está sendo organizado pelas coordenações médica do SAMU-192 e Administrativa, de Enfermagem e Rede Própria da SMS, Departamento de Média e Alta Complexidade e Núcleo de Educação e Urgência.